Alvorge

RESUMO HISTÓRICO DA REGIÃO

Alvorge é um termo de origem árabe cujo significado é - A TORRE - nome que foi dado à pequena povoação edificada durante a ocupação muçulmana no séc. VIII e que se deu à torre de defesa de origem romana ( ao tempo do Imperador Trajano) alí já existente, chamada Torre da Ladeia.
Alvorge situa-se na velha região da Ladeia cristã e da Balata mourisca, no extremo sul do Condado Portucalense. Região de lutas constantes, entre cristãos e muçulmanos, dado distar apenas 35 km da cristã praça forte de Coimbra.
Em 1142, após a construção do Castelo do Germanelo, no reinado de D. Afonso Henriques, foi conseguida alguma estabilidade na região, ficando finalmente em paz, após a Carta de Povoamento de 1224, no reinado de D. Sancho II.

De 1141 a 1537, as terras de Alvorge pertenceram ao Convento de Sta Cruz de Coimbra, por doação de D. Afonso Henriques, passando a pertencer à Universidade de Coimbra após essa data. Cerca de 1450, no reinado de D. Afonso V, instalou-se em Alvorge, na Quinta da Ladeia, um fidalgo chamado D. Pedro da Guerra, descendente de D. Inês de Castro e D. Pedro I, mandando construir o seu solar junto à torre romana já referida.

Em 1693 foi mandada edificar, por uma sua descendente, D. Luisa da Guerra, a capela de Nª Sª do Pilar tendo na frontaria o Brasão da Família.

Em 1224 já existem registos da existência da Igreja do Alvorge, então chamada de Igreja de Sta Maria do Alvorge. Tendo sofrido ao longo dos séculos diversas remodelações, conserva, ainda hoje, o altar em talha dourada de finais do séc. XVIII.

A quantidade de habitações com características do séc. XVII e XVIII existentes na freguesia, leva a supor um significativo desenvolvimento da região nessa época.

É uma região de velhas aldeias onde a população sempre se dedicou à agricultura e à pastorícia, ficando situada no coração da região demarcada do Queijo "Rabaçal" e tendo como principal riqueza - o queijo e o azeite.

A freguesia de Alvorge conta, hoje em dia, com cerca de 1320 habitantes.